Mini Site: Grátis x Pago – Qual Vale Mais Pena Para Ganhar Dinheiro Online? - Papo de Leigo

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Mini Site: Grátis x Pago – Qual Vale Mais Pena Para Ganhar Dinheiro Online?

 


Uma das novidades implantadas aqui no Brasil é a febre dos mini sites. Hoje quero compartilhar com você um pouco dessa estratégia que vem enchendo os bolsos de diversos brasileiros atualmente.

Antes de tudo é importante sabermos o que é um mini site e o seu objetivo principal dentro do marketing digital.

mini-sites-criação

Nos dias de hoje compensa criar ou não, mini site grátis é uma polêmica que existe dentro do marketing digital.

Recebo muitas perguntas sobre o que eu acho sobre criar mini sites gratuitos, principalmente utilizando o Google Sites.

Antes de me manifestar sobre isso, quero deixar que essa é a minha posição, e não significa que todas as pessoas tenham que concordar.

Cada um sabe do seu projeto, mas como fui bastante questionada quanto ao assunto, decidi fazer esse artigo para esclarecer porque eu sou contra criar uma estrutura gratuita para ganhar dinheiro na internet.

A partir de dois pontos principais, e levando em consideração minha experiência de muitos anos trabalhando com mini sites, deixo aqui alguns pontos para você refletir.

Criando mini sites

O primeiro passo para começar a criar o seu mini site, é entender o modelo de implementação do mesmo. Ou seja, você vai criar um mini blog para divulgar o produto que você está trabalhando.

Quando falo mini blog, estou querendo me referir ao mesmo modelo implantado em qualquer blog voltado para o marketing digital. Tipo, você deve utilizar o WordPress, juntamente com os seus plugins, terá que ter também um domínio e uma hospedagem para alocar o seu mini site.

A única diferença de um blog encorpado como esse que você está lendo agora para um mini site/mini blog, é a quantidade de páginas e a abordagem perante o produto que você vai divulgar.

Geralmente eu crio mini sites voltados somente para a venda de um produto especifico. 

Mini site grátis – Visão de curto prazo X Visão de longo prazo

Mini site grátis – Visão de curto prazo X Visão de longo prazo

Quando estamos começando nesse negócio de mercado de afiliados, e trabalhar pela internet ficamos com medo de investir.

Temos receio de comprar cursos, ferramentas, investir em uma estrutura profissional e, por isso, tendemos a querer fazer tudo de forma gratuita.

Esse medo existe porque como se trata de um mercado que ainda é novo, as pessoas ficam receosas de ser apenas uma ilusão e não querem perder investimento.

Se você me acompanha aqui no blog e no Youtube sabe que eu vivo também com meus ganhos online, então já deve saber que esse mercado é sim muito lucrativo e vantajoso.

Esse medo faz com que as pessoas queiram fazer tudo gratuito, assim caso não dê certo, não perderam nenhum dinheiro. Essa é a visão de curto prazo.

Mas, quando você começa a fazer vendas com seu projeto, percebe que a coisa é mesmo séria, e aí passa a querer replicar para aumentar os ganhos.

Porém, sempre é bom lembrar que as plataformas gratuitas não são suas, e podem mudar a qualquer momento, ou até sumirem, e aí seus ganhos vão por água abaixo.

Por que ter o trabalho de ficar migrando do gratuito para o pago se já pode fazer direto e ficar tranquilo? Essa é a visão de longo prazo.

Partindo dessa premissa do curto e longo prazo, tenho que elencar as vantagens e desvantagens de criar mini site grátis.

curso pinterest pro

Principais Vantagens dos mini sites gratuitos

como-ganhar-dinheiro-com-mini-site

Investimento zero

Com um mini site gratuito você tem um projeto lançado com investimento zero, ou quase, já que terá que investir tempo para criar seu mini site.

Sem dúvida, para quem não tem mesmo dinheiro para investir, nem em coisas mais baratas, essa é uma saída para começar a ter resultados.

Fazer testes

Outro ponto positivo do mini site grátis é o fato de você poder testar estratégias, e ver o que dá mais certo, ou se mostra mais rentável.

Depois de fazer esses testes no gratuito, poderá replicar a mesma estratégia no mini site pago, já com uma certeza mais garantida do que realmente funciona.

Principais desvantagens de uma estrutura gratuita

Por outro lado, existem mais desvantagens na montagem da estrutura gratuita, veja:

Retrabalho

É possível migrar seu site gratuito para um pago através da compra e registro de um domínio.

Para isso, você precisará subir todo seu conteúdo para essa nova estrutura e com isso poderá até perder posições no ranqueamento do Google.

Construir patrimônio em “terreno” emprestado

Plataformas de blogs gratuitas e construtores de páginas não são seus.

É como construir uma casa maravilhosa em um terreno emprestado, a hora que o dono do terreno quiser poderá pedir para você sair e aí, como fazer?

Quanto você monta um mini site grátis está sujeito a regras e imposições que podem mudar a qualquer momento e prejudicar seu negócio.

Instalação de Plugins

Quando coloca um mini site em plataforma gratuita não tem acesso a instalação de Plugins.

Isso pode retardar e amarrar o crescimento do seu site.

Existem muitos plugins que ajudam a fortalecer o site, como plugin de SEO, de compressão de imagens, de backup, de gerenciamento de spams e muitos outros.

Com esses Plugins você fica com um site mais seguro, mais rápido e muito mais otimizado para os mecanismos de busca.

Temas otimizados e responsivos

Quando você cria um mini site grátis não pode escolher temas que são voltados para a otimização.

Além disso, existe uma quantidade muito pequena de temas gratuitos nessas plataformas, e seu site acabará ficando parecido com milhares de outros.

Plugins avançados

Quando você tem um domínio e hospedagem pode utilizar plugins avançados como marcador de cookies (fiatlinx), camuflador, redirecionador de páginas e muitas outras funções.

Com esses plugins você consegue otimizar seu mini site e ainda criar estratégias diferenciadas para atrair o público.

Minha sugestão sobre mini sites grátis

tatiane-faria-mini-site-gratis

Diferente do que as pessoas pensam não é caro ter uma estrutura profissional.

O domínio é pago anualmente, e o valor da hospedagem ilimitada (para vários sites) é mensal, mas muito acessível.

Sugiro que você pegue a visão de longo prazo e construa uma estrutura profissional, pois terá muito mais possibilidade de se destacar da concorrência dessa forma.

Todos os meus projetos estão no WordPress e é essa plataforma de manutenção de sites que eu recomendo.

Com um projeto dentro do WordPress você tem infinitas possibilidades através dos plugins e funcionalidades que ele oferece.

Não vale a pena construir seu negócio dentro de uma plataforma que não é sua.

Vale a pena esperar um pouco mais para começar, do que começar gratuito e correr o risco de perder o trabalho todo.

Desejo que esse artigo tenha ajudado a entender porque mini site grátis pode ser um risco, e que consiga decidir qual a estratégia de seu negócio na internet.

E se você quiser começar da mesma forma que eu, profissional e com o melhor conteúdo te convido a conhecer o curso Formula Negocio Online, ele que eu indico para quem deseja trabalhar e ganhar dinheiro com mini sites.

formula negocio online

Nenhum comentário:

Postar um comentário