Android TV poderá ter os dias contados! Mas não precisas de entrar em pânico - Papo de Leigo

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Android TV poderá ter os dias contados! Mas não precisas de entrar em pânico



Android TV poderá ter os dias contados! Mas não precisas de entrar em pânico


Ao contrário do que muitos julgavam no seu início, o sistema operativo Android TV conseguiu tornar-se num dos mais populares OS para televisões e outros gadgets. Muito graças ao grande crescimento no interesse pelas populares Android boxes, a versão do Android destinada aos grandes ecrãs revelou-se como um sucesso global.
No entanto, parece que esse grande sucesso poderá custar-lhe o seu nome. De acordo com informações publicadas pelo site 9to5Google, o Android TV como o conhecemos poderá ter os dias contados. Isso não significa que irá desaparecer, mas sim que a Google irá optar por alterar o seu nome para... Google TV.
Google TV Android TV

Cada vez mais parece que a Google tem vergonha do nome Android

Ainda que nesta altura sejam só rumores, este seria um passo que certamente chegaria em linha com a estratégia da Google durante os últimos anos. Esta não seria a primeira, segunda ou terceira vez que a Google iria decidir "apagar" o nome Android dos seus produtos.
Ao longo dos últimos anos, vimos várias aplicações abandonarem o nome Android, recebendo o nome da Google:
  • Android Market passou a chamar-se Google Play Store
  • Android Pay transformou-se em Google Pay
  • A aplicação Android Messages passou a chamar-se "Messages by Google"
  • O sistema operativo para wearables Android Wear, passou a chamar-se apenas Wear OS
Além disso, já há muito tempo que a Google não utiliza o nome Android nas suas novas aplicações e serviços, dando clara preferência ao seu próprio nome, Google.
Por isso, não é difícil acreditar que eventualmente o Android TV passe a chamar-se Google TV. Curiosamente, esta possível alteração vai marcar o regresso do Google TV, que foi mais um dos projetos falhados da empresa há muitos anos.
Cemitério Google TV
Assim sendo, caso se venha a confirmar esta nova alteração, o Google TV poderá ser dos poucos projectos que serão removidos do já popular "Cemitério da Google".

Nenhum comentário:

Postar um comentário