Samsung Galaxy S10: Nem todos os smartphones terão 5G - Papo de Leigo

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Samsung Galaxy S10: Nem todos os smartphones terão 5G

Samsung Galaxy S10: Nem todos os smartphones terão 5G


Assim como seria de esperar com o aproximar do final deste ano, o Samsung Galaxy S10 está a ser responsável por grande parte dos rumores durante os últimos dias. Agora, as mais recentes informações referem as suas capacidades 5G.
Muito se tem falado sobre esta nova tecnologia, mas é ainda bastante incerto quando e quais serão os smartphones a oferecerem suporte às redes 5G em primeiro lugar. Sabe-se que o topo de gama da Samsung deverá ser um deles, mas parece que não serão todos os modelos.
A fabricante sul-coreana apresentou recentemente o seu mais recente e potente processador, o Exynos 9820. Enquanto se espera uma performance surpreendente deste novo processador, sabe-se que o modem que traz integrado não oferece suporte para 5G.
Assim, começaram a circular informações de que a fabricante está a desenvolver um novo modem ‘Shannon’ que irá oferecer suporte para 5G. Este novo modem deverá no entanto, ser apenas utilizado nas variantes do Galaxy S10 com o Exynos 9820.

Nem todos os Samsung Galaxy S10 vão chegar com suporte para 5G

Estas informações chegaram através do reconhecido leakster, Roland Quandt. Ele refere que muito provavelmente a variante que chega com o processador Qualcomm Snapdragon 8150 não deverá suportar as novas redes.
Isto porque o novo processador é fabricante com um processo de 7nm. Enquanto, o atual modem 5G da empresa (X50) é fabricante com um processo de 10nm. Isto significa que o modem X50 é muito maior do que o processador, causando possíveis problemas de design interno dos seus componentes.
Samsung Galaxy S10 smartphones 5G
Samsung Galaxy S10 poderá seguir o design deste conceito de smartphone | Phonearena
Assim, será bastante provável que apenas os modelos do Samsung Galaxy S10 com o Exynos 9820 acabem por chegar com o seu próprio modem 5G. No caso do mercado português, estas acabam por ser boas notícias. Considerando que a variante que chega ao nosso mercado tem o processador fabricante pela Samsung.