Melhores dicas para proteger seu Smartphone - Papo de Leigo

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Melhores dicas para proteger seu Smartphone


Logo que você compra um smartphone, qual a melhor forma de proteger ele e seus arquivos? A resposta é simples, mas muitas pessoas não fazem nada, chegando ao ponto de nem mesmo ativar o bloqueio de tela. Vamos as melhores dicas para proteger seu Smartphone.

Bloqueie sua tela

Antes de perder o tempo instalando um antivírus, criptografar seus dados/mensagens e tentar uma série de outras medidas de segurança complexas, o mais importante que você deve fazer é sempre configurar um bloqueio de tela, seja ela um padrão, PIN ou impressão digital caso seu smartphone tenha o recurso.
Muitos donos de smartphone não protegem sua tela de bloqueio, o que significa que a tela inicial pode ser ativada por um simples deslize. Claro, você economiza tempo, especialmente se você sofre pela “síndrome do desbloqueio de tela constante”, mas não poderíamos deixar de abordar esse ponto, simples e muito importante.

Quais são os riscos se você não bloquear sua tela?

O primeiro risco é a pirataria visual: se você estiver vendo seu telefone em público, alguns olhos curiosos podem estar olhando também, então é melhor verificar informações confidenciais em particular e não em um ônibus lotado. Se o seu telefone for deixado em algum lugar sem supervisão, alguém pode facilmente ler suas mensagens, acessar seu aplicativo bancário ou outros dados pessoais. Ter uma tela de bloqueio anularia esses riscos e muitos outros.
Privacidade do AndroidPIT 3

Se o seu smartphone for roubado?

Se perder o seu telefone ou se ele for roubado, não ter um bloqueio de tela pode te dar muita dor de cabeça. Criminosos usam leitores SIM ou scanners para capturar informações do seu cartão SIM e depois usá-lo para fazer chantagens, com os famosos golpes da “filha sequestrada”. Outra coisa que pode acontecer, é a pessoa que achou ou roubou fazer várias ligações, gastando assim seu plano ou até mesmo deixando sua fatura no final do mês um absurdo. Felizmente, as operadoras geralmente agem rapidamente nessas situações e ajudam a resolver o problema. Mas é melhor não arriscar.

smartphone roubado androidpit

Roubo de identidade digital

Se alguém roubar seu telefone, ele pode fazer mais do que apenas fazer chamadas. Ele pode usar suas contas de redes sociais para publicar informações prejudiciais ou pior, acessar números de cartão de crédito, e etc. As pessoas que são vítimas de roubo de identidade são muitas vezes atormentadas pela questão por anos, visto que a informação é continuamente vendida e utilizada para outras atividades ilegais.
Identidade do AndroidPIT 2661 2 1

Como bloquear sua tela?

Ainda assustado? Não fique. Basta configurar um bloqueio de tela em seu telefone ou tablet Android, é uma coisa simples de fazer que poderá poupar muito sofrimento. Cada fabricante tem uma configuração diferente, e alguns telefones mais novos possuem um leitor de impressão digital para obter mais segurança.
Para acessar as configurações bloqueio de tela em um telefone Android, o caminho é ConfiguraçõesSegurança> Bloqueio da tela. Você pode então configurar um padrão, PIN ou senha. O padrão também pode ser invisível, para não mostrar a sequencia de pontos. Além disso, você pode decidir o tempo que seu telefone bloqueia automaticamente. Algumas outras boas características disponíveis são a capacidade de criptografar seu telefone, configurar um bloqueio do cartão SIM e o Gerenciador de dispositivos Android, o último que permite bloquear ou apagar um dispositivo perdido ou roubado remotamente por meio de um navegador da Web.
Configurar bloqueio de tela android

Criptografia de hardware: como isso ajuda?

Quando você configura o bloqueio da tela com uma senha, um PIN ou um padrão de desbloqueio, o assistente de configuração faz uma pergunta muito importante: você deseja ativar o “inicialização segura”? Isso fornece um nível adicional de proteção para a memória interna do seu telefone.
inicialização segura no android
É claro que o sistema possui algumas desvantagens. Se, em qualquer momento, você precisa reiniciar seu smartphone, você deverá inserir o código no início do processo de inicialização, isso pode demorar um pouco mais em uma emergência.
No entanto, é uma proteção importante, pois se ladrões roubarem seu telefone terão dificuldade em reiniciar o dispositivo. Como o grau padrão de criptografia do Android recebe um nível adicional de criptografia, isso garante que seus dados e o dispositivo estejam melhor protegidos. Mesmo os métodos profissionais para redefinir o dispositivo ou alterar o firmware tornam-se consideravelmente mais complicados.
Observação: créditos  do post ao site eusouandroid